Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

deixando seu LXDE com visual mais bacana

Como eu disse num post anterior, fiquei empolgado com desempenho do Zorin OS 9 Lite numa máquina velha que tenho aqui. No entanto eu não curti o visual padrão do sistema e fiz algumas personalizações no LXDE.

Vou mostrar aqui como deixar seu LXDE com um visual bem bacana (na minha opinião) utilizando o plank (aplicativo leve de dock), o compton (compositor de janelas bem leve) e os temas/ícones Numix. Você pode usar os passos descritos aqui para embelezar qualquer distribuição baseada em ubuntu que utilize o LXDE (por exemplo, lubuntu, LXLE, etc).
[NOTA 1: Infelizmente o plank (aplicativo de dock) ainda não está presente nos repositórios do Debian, e como vamos instalar a partir de um repositório PPA, por isso que eu digo que tem que ser uma distribuição baseada no Ubuntu]
[NOTA 2: O plank está presente nos repositórios oficiais do Arch Linux; já o compton e os temas/ícones numix estão presentes no AUR. Então se você é usuário do Arch Linux, certamente saberá adaptar os comandos de instalação de pacotes descritos aqui, para instalar estes mesmos pacotes no seu Arch (usuários de Arch sao zika! :D ). ]

Eis um screenshot de como ficou o desktop do meu bom e velho HP Pavilion ZE2220 que eu comprei la em 2004:



Vamos começar! Aqui estou levando em consideração que você sabe se virar minimamente no terminal, ao menos para instalar pacotes utilizando apt-get.


1. O plank é um aplicativo de dock que já vem instalado no Zorin OS 9 Lite. Mas se você está usando outro sistema é só adicionar o ppa do plank e instalar (eu segui as instruções encontradas em http://wiki.go-docky.com/index.php?title=Plank:Installing):
sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky
sudo apt-get update
sudo apt-get install plank


2. Instalar o compton (compositor de janelas bem leve)
sudo apt-get install compton


3. Instalar temas/ícones numix:
sudo add-apt-repository ppa:numix/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install numix-gtk-theme numix-icon-theme-circle


4. Executar o lxappearance
- na aba "Widget", escolher "Numix"
- na aba "Tema de ícones", escolher "Numix Circle"
- na aba "Borda da janela", escolher "Numix"


5. Na barrinha inferior, que se chama lxpanel, clicar com botão direito do mouse e escolher "Configurações do painel"

- Na aba "Geometria", na parte de  "Posição", marcar "Superior"

- Na aba "Aparência", na parte de "Fonte", desmarcar a opção "Cor personalizada" (caso contrário o relógio vai ficar difícil de enxergar com fonte preta num fundo bem escuro)

- Na aba "Miniaplicativos do Painel", nós vamos remover os ícones de atalho para programas, mover o visualizador de área de trabalho para a direita, remover alguns espaçadores que ficam sobrando, e expandir o espaçador que permanecerá. Para resumir todos estes passos, prefiro mostrar como vai ficar a janela de configuração após realizadas estas alterações:



6. Alterar o ícone do "Menu iniciar" (jargão windows) para um que seja mais consistente com o tema. Clicar com botão direito do mouse no ícone do menu e clicar em 'Configurações de "Menu"'. A única opção de configuração é exatamente o arquivo que será usado como ícone. Se você instalou o pacote numix-icon-theme-circle direitinho, então basta colocar isso aqui:
/usr/share/icons/Numix-Circle/48x48/apps/distributor-logo-lubuntu.svg


7. Executar o plank e o compton automaticamente.
O plank já é bonitinho, com os ícones do numix fica ainda mais, e com um compositor de janelas para dar uns efeitinhos, dá mais um up no visu! :) [ATENÇÃO: estou falando de efeitinhos e beleza, sem esquecer da leveza! O plank e o compton (que será o compositor de janelas) são bem levinhos!]

- Clicar no "Menu" -> "Preferências" -> "Aplicações pré-definidas de LxSession". Na sessão "Autostart" tem um campo chamado "Manual autostarted applications", que serve para adicionar aplicações que deseja que sejam iniciadas assim que se logar no LXDE.
  - Digite plank e clique no botão Adicionar
  - Digite "compton -CG" (sem as aspas) e clique no botão Adicionar


8. Agora para criar um atalho para os seus aplicativos no plank, você deve executar o aplicativo e com isso o ícone dele vai aparecer no plank. Clique com o botão direito no ícone e clique em "Manter no dock". Pode ser que na primeira execução o plank traga atalhos que você não tem interesse em manter. Para retirá-los basta clicar com o botão direito do mouse no ícone e desmarcar a opção "Manter no dock".


9. Escolher um tema bacana para o seu plank.
Clique com o botão direito naquela âncora que aparece no plank, e escolha "Preferências". Agora é só escolher um tema do seu agrado (eu curti o tema Default, que é a que usei no screenshot que mostrei lá no início). E fim.

Vejam um screenshot com o htop rodando para mostrar o consumo de memória:


Nada mal para um notebook que tem mais de 10 anos e apenas um 1GB de RAM, não acham?

6 comentários:

Sergiorld disse...

Meleu, Valeu pelas dicas! Usei-as e deixei meu Lubuntu com um visual de tirar o fôlego.

Unknown disse...

Bom saber disso! Mostra um screenshot aí!! :D

BSouza disse...

Meleu, você é o cara! Meu Note ficou show!
Valeu Obrigado!

Unknown disse...

Caí aqui quando procurava uma maneira de personalizar o LXDE (muito mais leve para computadores antigos). Seu artigo foi bem explicado, mas acabei emperrando na parte de iniciar os aplicativos na sessão e precisei editar manualmente um script no ~/.config/lxsession/LXDE/autostart (segundo método deste link, http://www.raspberrypi-spy.co.uk/2014/05/how-to-autostart-apps-in-rasbian-lxde-desktop/)

Luiza disse...

Muito bom. Obrigado!

AlanMugiwara disse...

Show, cara. Parabéns e muito obrigado, dei um upzinho no visual, tava muito caído, apesar de de o focos ser funcionalidade achei o XFCE muito feio, mas agora está bem maneiro.

tags