Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Linux Mint - solução ideal para quem está migrando do mundo Windows

Mó tempão sem postar aqui, mas não tou parado de nerdeza. :D

Devido ao grande número de pessoas insatisfeitas com o Windows 8, ou até mesmo com o desempenho ruim do Windows 7 em máquinas mais modestas, eu resolvi encarar a missão de "converter" as pessoas para o Linux. E para isso andei pesquisando sobre distribuições amigáveis para usuários acostumados com o mundo Windows. E encontrei a minha favorita para esta missão: Linux Mint.

Quando conheci o Linux Mint fiquei surpreso e empolgado. Agora sim posso convencer amigos e conhecidos a migrarem do Windows para o Linux sem tanto estranhamento.

Uma das coisas que mais me deixou impressionado é que você acabou de instalar o sistema, já dá pra visitar qualquer site com flash, super de boa. Vai acessar o banco e precisa de java? Na hora! Sem precisar instalar nenhum software a mais! Achei isso uma vantagem muito grande para aqueles não tem conhecimento suficiente para ficar instalando mais coisas para tornar o sistema utilizável.

Mas antes de sair convertendo as pessoas eu costumo fazer uma rápida entrevista que consiste na seguinte pergunta:

1. Você é um gamer e/ou um power-user de AutoCAD, softwares de edição de vídeo (Windows Movie Maker, Sony Vegas, Adobe Premiere, etc.), suíte do MS Office?

Se a pessoa responde sim. Eu não vou ficar pentelhando ela pra largar o Windows e migrar para o Linux. Sim, existem muitas alternativas para estes programas no Linux, e existem até maneiras de fazer rodar estes mesmos programas no Linux (usando Wine ou até mesmo máquinas virtuais). Só que eu não tenho como ficar dando este suporte. Se a pessoa está super interessada na migração, é claro que eu vou encorajar. Mas vai ter que dar umas pesquisadas. E se for uma pessoa que não está tão disposta a encarar essa mudança, eu não vou insistir (pra depois não ficar como culpado pela frustração da pessoa).

Agora é o seguinte, se você é usuário doméstico comum, que usa o computador pra dar uma navegadinha básica, redes sociais, bate papo, email (digam a verdade, tem um monte de tiazinha por aí que só faz isso no computador),  internet banking, ler pdfs, documentos texto e planilhas, etc. Se este é o seu caso, você deve migrar para Linux Mint sem pestanejar!!! Você vai ter um sistema que já tem flash e java instalado por padrão, Firefox, suíte de aplicativos de escritório LibreOffice, e muito mais softwares. As atualizações são feitas periodicamente, sem complicações. Você ficará mais seguro, sem se preocupar com pragas de vírus (e outra praga que é o anti-vírus). Enfim, recomendo enfáticamente sem nenhum receio que você vá se arrepender!

E aí você pensa: "legal! vou experimentar essa parada!". E quando chega no site www.linuxmint.com, se depara com o primeiro percalço: qual edição escolher?! O Linux Mint tem a versão Cinnamon, MATE, KDE e XFCE. Todas elas baseadas no ubuntu. E ainda tem uma tal de LMDE, baseada no Debian. É tanta opção que o pessoal pira!

Minha opinião rápida e rasteira a respeito de cada versão:

Cinnamon
É bem bonitinha. É o carro-chefe do Linux Mint. Eu indico para computadores com 4GB ou mais de RAM (roda com menos de 4GB de RAM, mas eu gosto de fluidez).

MATE
Desempenho totoso! Minha versão favorita. Achei o MATE um ambiente leve, responsivo e bem integrado. Indico para quem prefere desempenho a firulas gráficas. Costumo indicar também para quem tem entre 2 e 4 GB de RAM, mas se você tem mais de 4GB e prefere desempenho, deveria experimentar também! ;)
(prometo fazer um post falando mais um pouquinho do MATE em breve)

KDE
Não curto KDE. Nem experimentei esta versão do Linux Mint e portanto não posso opinar. Mas já adianto que vai ser necessária uma máquina possante.

XFCE
Ah, o saudoso XFCE... Sempre fui fã, desde os primórdios, quando eu usava o Slackware. É um desktop famoso por ser leve, e eu sempre fui fiel a ele por este motivo. Até que um dia eu conheci o MATE. Foi com um certo pesar, com o coração partido, que tive que abandonar o XFCE. Achei o MATE um pouco mais responsivo e muito bem integrado. Farewell my friend. :(

LMDE
O Linux Mint Debian Edition (atualmente na versão 2, Betsy), como o próprio nome diz, é baseada no Debian (antigamente era o Debian testing, mas na versão 2 eles optaram por mudar para a versão stable, atualmente Debian 8, codenome Jessie). Também tem nas versões Cinnamon e MATE. Eu instalei a versão MATE no meu HP Pavilion dv2-1110 (processador AMD Athlon MV-40, RAM de 2GB) e notei que está rodando mais leve e responsivo que o Linux Mint MATE baseado no Ubuntu nesta mesma máquina. E por isso deixei LMDE 2 MATE como minha distribuição "de trabalho", neste computador. Desvantagem do Debian: não dá pra usar os PPAs do Ubuntu para instalar softwares.
Não recomendo LMDE para usuários que não curtem muito se envolver na manutenção do sistema.


Conclusão:

- Gosta de um visual mais bonitinho e tem uma máquina possante, use o Linux Mint Cinnamon.

- Gosta mais de desempenho ou tem uma máquina mais humilde (RAM entre 2 e 4 GB), use o Linux Mint MATE.

- Gosta de desempenho e sabe se virar (ou quer aprender a se virar) da maneira Debian, use o LMDE 2 MATE.

- Tem menos de 2 GB de RAM e processador 32 bits, eu indico o Zorin OS Lite ou o lubuntu (e não o Linux Mint). Mas isso é tema para um outro post.

Você pode até ver no site oficial do Linux Mint ou em outros lugares que estes sistemas rodam com uma menor quantidade de RAM. Gostaria de deixar claro que estou me referindo aqui a um sistema em que você utilize de boa e não fique irritado com o desempenho. ;)

Nenhum comentário:

tags