Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Transformando o Ubuntu num roteador WiFi (Access Point)

ATENÇÃO: O que temos aqui é uma versao enxuta do passo-a-passo que vi originalmente aqui: http://flavioschiavoni.blogspot.com/2011/01/transformando-seu-ubuntu-em-um-access.html.

Espantosamente simples e útil!


Normalmente os usuários de Ubuntu utilizam um programa chamado "nm-applet" que é o applet do network-manager. Ele costuma aparecer na bandeja do sistema.

Bem, clique nele e aparecerá a opção "Criar nova rede sem fio...."

Feito isto, aparecerá uma janela com a opção para ser colocado o nome da rede, o tipo de segurança e também a chave de segurança.

Pronto! Este tutorial pode terminar aqui.

Como esta configuração é muito complexa, aproveito para sugerir uma alteração na mesma. Se você criou esta rede é bem provável que seu computador sempre conecte-se nela pois, afinal de contas, sempre será a melhor rede para ele. Para evitar que isto aconteça, clique com o botão direito no nm-applet e aparecerá a opção "Editar conexões...".

Selecione a rede que você acabou de criar e clique no "Editar".

Se a intenção for manter esta configuração mas evitar que o computador sempre utilize-a, basta desmarcar o "Conectar automaticamente". Desta maneira ela estará sempre disponível mas só se conectará quando for necessário.

Um comentário:

Anônimo disse...

palhaçada de site

tags