Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

man pages do GLUT

Estou dando meus primeiros passos em programação voltada para Computação Gráfica. Estou começando por aqui:

http://www.ft.unicamp.br/~magic/opengl/index2006.html

No ubuntu para seguir os exemplos deste texto é necessário instalar o pacote freeglut e freeglut3-dev. Só que um grande problema para mim era a falta das manpages. O freeglut é só implementação, não tem as manpages das funções. E eu sou do tipo de nerd que fico perdidinho sem as manpages...

Daí fuça daqui, googla dali... Eis que chego a solução. Aí vai o passo a passo:

  • Ir em ftp://ftp.sgi.com/opengl/glut/;

  • Baixar glut-3.7.tar.gz;

  • Descompactar em algum lugar.

  • Entrar na pasta que foi descompactada e ir em glut-3.7/man/glut/;

  • Digitar:

    $ export DESTDIR=~/pasta/temporaria
    $ make install.man


  • Entrar em ~/pasta/temporaria/usr/man/man3, compactar os arquivos e em seguida copiá-los para um lugar mais apropriado:

    $ gzip *
    $ cd ..
    $ mv man3 /usr/local/man/


  • FEITO!!! Para testar é só mandar um man glut.

  • Um comentário:

    Anônimo disse...

    Cara, blog legal. Vlw por compartilhar!

    tags