Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Resolvendo o Cubo de Rubik

Durante a minha infância eu de vez em quando ficava polegando um cubo de rubik (ou cubo mágico) que tinha na minha casa. Nunca resolvi e nunca vi ninguém resolvendo ao vivo. Claro, já vi vídeos impressionantes na internet, mas meros mortais conhecidos resolvendo na minha frente eu nunca vi.

Em algum momento posterior da minha infância o cubo ficou de lado e nunca mais o vi.

Eis que no dia das crianças um primo do meu filho dá de presente a ele um cubo de Rubik! Resolvi pesquisar na Internet algum passo-a-passo para solucionar o cubo e encontrei aqui: http://unesp.br/~jroberto/rubiks

Depois de mais uma vez pensar "como vivíamos sem a Internet e o Google antes?" eu resolvi começar a resolver o cubo. E o que descreverei aqui é somente um resumo bem enxuto escrito de maneira bastante pessoal e intimista. Se você está lendo isso e quer resolver o cubo visite a página mencionada que acredito que será mais proveitoso.

Notação

  • Face de Cima (Upper) = U
  • Face de Baixo (Down) = D
  • Face Esquerda (Left) = L
  • Face Direita (Right) = R
  • Face Frontal (Front) = F
  • Face Traseira (Back) = B

    Os movimentos de uma face são nos sentidos horários ou anti-horários da face em relação ao centro do cubo. Notação das rotações usando a face U como exemplo:

  • Um giro de 90 graus horário: U.
  • Um giro de 90 graus anti-horário: U' (U linha)
  • Um giro de 180 graus horário ou anti-horário: U2 (U quadrado)

    Também podemos nos referir à localização de peças individuais por combinações de duas letras, para arestas, ou por combinações de três letras para os cantos. Por exemplo, a peça no canto superior, direito, frontal é chamada URF (Upper, Right, Front), e a aresta inferior, esquerda é chamada DL.

    Por enquanto é só. Depois eu coloco como montar a primeira face. Se você está lendo isso e você não sou eu, vá ler direto em http://unesp.br/~jroberto/rubiks que você vai lucrar mais.

  • Nenhum comentário:

    tags