Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Resolvendo o Cubo de Rubik - Passo 3

Devemos virar todo o cubo de maneira que face já montada (face U) se torne a face D. Agora queremos montar a cruz da nova face U (que é a última camada).

Imaginemos que a cor da última camada seja amarela. Inicialmente vamos somente fazer uma cruz amarela, sem se importar se as peças estão no local correto. Temos 3 possibilidades:

  • Se duas peças adjacentes estão com a face amarela para cima. Rotacione o cubo de maneira que as peças fiquem em UF e UR. Em seguida aplique B U L U' L' B'.

  • Se duas peças opostoas estão com a face amarela para cima. Rotacione o cubo de maneira que fiquem em UL e UR. Em seguida aplique B L U L' U' B'.

  • Se nenhuma peça tem a face amarela para cima. Aplique um dos algoritmos acima e em seguida o outro.

  • 2 comentários:

    Anônimo disse...

    Oh rapaz! tudo tranquilo? gostei do blog

    Unknown disse...

    tudo tranquilo, mas quem é Anônimo?

    tags