Resolvendo o Cubo de Rubik
Durante a minha infância eu de vez em quando ficava polegando um cubo de rubik (ou cubo mágico) que tinha na minha casa. Nunca resolvi e nunca vi ninguém resolvendo ao vivo. Claro, já vi vídeos impressionantes na internet, mas meros mortais conhecidos resolvendo na minha frente eu nunca vi.
Em algum momento posterior da minha infância o cubo ficou de lado e nunca mais o vi.
Eis que no dia das crianças um primo do meu filho dá de presente a ele um cubo de Rubik! Resolvi pesquisar na Internet algum passo-a-passo para solucionar o cubo e encontrei aqui: http://unesp.br/~jroberto/rubiks
Depois de mais uma vez pensar "como vivíamos sem a Internet e o Google antes?" eu resolvi começar a resolver o cubo. E o que descreverei aqui é somente um resumo bem enxuto escrito de maneira bastante pessoal e intimista. Se você está lendo isso e quer resolver o cubo visite a página mencionada que acredito que será mais proveitoso.
Notação
Os movimentos de uma face são nos sentidos horários ou anti-horários da face em relação ao centro do cubo. Notação das rotações usando a face U como exemplo:
Também podemos nos referir à localização de peças individuais por combinações de duas letras, para arestas, ou por combinações de três letras para os cantos. Por exemplo, a peça no canto superior, direito, frontal é chamada URF (Upper, Right, Front), e a aresta inferior, esquerda é chamada DL.
Por enquanto é só. Depois eu coloco como montar a primeira face. Se você está lendo isso e você não sou eu, vá ler direto em http://unesp.br/~jroberto/rubiks que você vai lucrar mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário