Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NetBeans com jeito de vim

Essa dica foi tirada das googladas da vida. Quando comecei a engatinhar no java eu lia o Deitel (Java Como Programar, 6 edição) e ele encorajava a não utilização de um IDE para aprender a linguagem. E eu fiz isso muito feliz da vida, segui usando o meu amado vim.

Posteriormente, fui experimentar o Eclipse. Fiquei empolgado com todas as facilidades e tudo mais, porém ficava muito irritado de não poder editar um texto (código-fonte) com a mesma agilidade com que faço no vim. Comecei a pesquisar alguma maneira de simular o comportamento do vim no Eclipse e eis que caio numa plugin para NetBeans que faz exatamente isso. Depois disso não fiquei mais em dúvida de qual IDE utilizar.

Foi batido o martelo quando descobri isso: http://jvi.sourceforge.net/. É um plugin para o NetBeans que deixa o editor com jeitão de vim. Sim!!! Um sonho realizado. Substituição de textos, busca, as teclas já manjadas e todos aquelas facilidades para programar (já comentei isso em outro post)... Não quero outra vida! Se um dia bolarem algo desse tipo no Eclipse eu posso até pensar em experimentá-lo novamente, mas até lá eu sou fã do NetBeans desde criancinha!

Segue como fazer essa maravilha funcionar:

1. Vá em http://jvi.sourceforge.net/, procure a parte de download e baixe a versão mais recente do jVi.
2. Extraia o arquivo zipado em algum canto.
3. No NetBeans vá em Ferramentas > Plug-ins. Na janelinha que vai abrir vá na aba Baixados, em seguida clique no botão Adicionar plug-ins.
4. Navegue até o local onde foram descompactados os arquivos, selecione os arquivos com extensão .nbm e clique em Abrir.
5. Certifique-se de que "jVi KeyBindings" e "jVi Core" estejam marcados e clique em Instalar.
6. Prossiga com o wizard e seja feliz!

3 comentários:

Hebert Ribeiro de Freitas disse...

Boa Meleu, não conhecia essa novidade! Realmente devemos aprender na marra msm, mas no meu caso não troco o eclipse por nada, porque já estou muito acostumado. Porem não abro mão do NetBeans para fazer minhas GUI's, então acho que o certo é ter os dois e retirar o melhor de cada um!

Hector Vido disse...

Brincadeira viu... uma vez pesquisei isso, a quase 1 ano, mas não me lembro de achar nada parecido. Caiu como uma luva. O vim com todas as funcionalidades do Netbeans é quase um sonho xD Vlw ae!

Anônimo disse...

Vim no Eclipse:
http://eclim.org/
outra opcao: http://vimplugin.sourceforge.net

Veja tambem:
http://www.freehackers.org/VimIntegration
http://vimdoc.sourceforge.net/htmldoc/netbeans.html

tags