Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

RetroPie 3.0: usando fba-libretro no lugar do PiFBA

OBSERVAÇÕES:
1. Esta dica só vale a pena se for no Raspberry Pi 2, pois o desempenho do fba-libretro no Raspberry Pi B+ é sofrível. Impossível de ter algum prazer jogando.
2. Eu só encontrei utilidade em trocar o PiFBA pelo fba-libretro, pois este roda Street Fighter 3. Do contrário eu permaneceria no PiFBA tranquilamente. Aliás, no meu Rasp antigo eu permaneço com o PiFBA felizão (rodando Street Fighter Alpha 3 suave, por exemplo).

De acordo com o wiki oficial do RetroPie, o PiFBA é baseado no MAME 0.114 (Abril de 2007), enquanto o fba-libretro é baseado no MAME 0.154 (Julho de 2014). E por conta disso a quantidade de ROMs suportadas é maior no fba-libretro.

Para trocar é extremamente simples. Basta editar o arquivo "/opt/retropie/configs/fba/emulators.cfg". Vamos dar uma olhada nele:

pifba="/opt/retropie/emulators/pifba/fba2x %ROM%"
default="pifba"
lr-fba="/opt/retropie/emulators/retroarch/bin/retroarch -L /opt/retropie/libretrocores/lr-fba/fb_alpha_libretro.so --config /opt/retropie/configs/fba/retroarch.cfg %ROM%"
Como você já deve ter deduzido, para trocar basta trocar o default="pifba" por default="lr-fba".

Lembrando que será necessário configurar os botões [veja o UPDATE no final do post]. Mas como estaremos no libretro, basta usar as ferramentas do retroarch (o arquivo de configuração específico do sistema fica em /opt/retropie/configs/fba/retroarch.cfg). Infelizmente a explicação de como utilizar estas ferramentas não está no escopo deste post.

Se você seguiu a minha dica do post anterior, fique tranquilo que a configuração dos botões para jogos NeoGeo vai continuar funcionando, pois o pifba continuará sendo utilizado para emular NeoGeo.

[UPDATE 10/07/2015]
Segue a configuração de botões otimizada para jogos CAPCOM (nos jogos de NeoGeo vamos continuar usando o PiFBA):
/opt/retropie/configs/fba/retroarch.cfg

#include "/opt/retropie/configs/all/retroarch.cfg"
# All settings made here will override the global settings for the current emulator core
input_remapping_directory = /opt/retropie/configs/fba/

### meleu: o botão de hotkey é o select, e isso acaba atrapalhando na hora
###        de colocar fichas. Portanto vou mudar o hotkey para L1 e sair do
###        emulador com L1+L2
input_enable_hotkey_btn = 6
input_exit_emulator_btn = 4

### configuracao dos botoes otimizada para jogos de luta CAPCOM
input_player1_b_btn = 2
input_player1_a_btn = 5
input_player1_x_btn = 7
input_player1_y_btn = 3
input_player1_l_btn = 0
input_player1_r_btn = 1

input_player2_b_btn = 2
input_player2_a_btn = 5
input_player2_x_btn = 7
input_player2_y_btn = 3
input_player2_l_btn = 0
input_player2_r_btn = 1

Nenhum comentário:

tags