Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

estudando ingles

[editado em 14/03/2012, acrescentando alguns links sugeridos pelo voyeg3r]

Estou correndo atras de um sonho: ter inglês fluentíssimo. Para trazer um pouco mais de objetividade a este sonho, quero conseguir assistir (e entender) a filmes em inglês sem legendas. Depois disso o que vier é lucro.

Atualmente, em inglês eu consigo:

  • ler/entender tranquilamente qualquer texto técnico da área de computação;
  • ler/entender a maioria das matérias que saem por estes sites de notícias;
  • ouvir/entender com alguma dificuldade os diálogos dos filmes (só quando eles falam lentamente).

    No entanto na hora de me expressar, tanto através da escrita quanto oralmente, o desempenho é sofrível! Para formular frases simples é um parto...

    Pois bem. Para realizar este meu desejo entrei num curso de inglês, mas estou aqui para falar de alguns recursos muito úteis que encontrei pela net. Detalhe: o conteúdo encontrado nestes links estão em inglês, portanto é necessário conseguir pelo menos já ter alguma desenvoltura com o idioma. Se o seu conhecimento de inglês for zero, nadica de nada, é melhor procurar um curso em sua cidade para quebrar o gelo (ou assistir algumas lições do Teacher Phil em http://www.teacherphil.com/1Beginner/1Beginner.html).

    Vamos aos links:

  • http://www.englishclub.com - MUITO BOM! Muitos recursos para você treinar as quatro habilidades básicas de uma linguagem: listening, speaking, reading and writing (ouvir, falar, ler e escrever). Material muito bem organizado, muitas atividades úteis. Fiz alguns exercícios de ditado (na seção de listening) e gostei muito!

  • http://www.dictationsonline.com/ - O nome já diz tudo, né? Ditados online, muito bom para prática de listening, e consequentemente writing.

  • http://esl.culips.com/ - site com podcasts em inglês falando de diversos assuntos relacionados ao aprendizado do inglês como segunda língua. Gostei muito de ouvir os que falam sobre algumas expressões comuns em inglês. Muito bom de ouvir, pena que para ter acesso ao Learning Material precisa ser membro e para isso seja necessário pagar. (OK! OK! O pessoal que prepara isso também tem contas a pagar...) Mas só o áudio já vale a pena. Dá pra aprender muita coisa, e é muito gostosinho de ouvir.

  • http://www.voanews.com/learningenglish/theclassroom/home/ - site do Voice of America com conteúdo voltado para quem está aprendendo inglês. Estou gostando muito da seção Activities. E a seção Articles também é muito boa, pois você pode ler/ouvir uma notícia da sua área de interesse (ex.: Science & Technology) e depois responder a questões sobre a notícia. MUITO BOM!

  • http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/ - site da BBC com conteúdo mais "palatável" para quem não tem o inglês como língua mãe. Ótima oportunidade para treinar o listening.

  • http://www.youtube.com/user/VOALearningEnglish - canal do Voice of America no youtube, com notícias legendadas (legendas em inglês, claro!). Segundo a própria descrição do canal, as notícias são lidas com um terço da velocidade regular. Achei interessante para praticar listening também.

  • http://a4esl.org/ - atividades diversas. Gostei das palavras cruzadas.

    Por enquanto foram estes os sites que eu usei, mas na parte de links do englishclub.com [http://www.englishclub.com/webguide/] tem muito mais! Para quem tem o mesmo objetivo que eu, vale a visita!

  • 3 comentários:

    Sergio disse...

    Minhas sugestões

    Canal of teacher phill
    http://va.mu/Tj1r

    No caso do canal citado acima, o interessante é que ele tem várias séries bem legais

    Pesquisar sobre o método Callan, e total phisical response

    Uma pequena coleção de vídeos do youtube
    http://va.mu/Tj1s

    Um podcast canadense muito bom
    http://esl.culips.com/

    VOA english no youtube, show de bola
    http://www.youtube.com/user/VOALearningEnglish?feature=watch

    as 1000 palavras mais comuns do inglês
    http://www.mediafire.com/?c99a81cd8uccbm2

    Espero que goste dos links

    Unknown disse...

    Que figura esse Teacher Phil!

    Quanto ao Callan, o curso que estou fazendo parece seguir essa linha (apesar de em nenhum momento eu ter visto/escutado alguma referência a este nome). A aula é um bombardeio de diálogos em inglês. All the time! No time to think in portuguese!

    Gostei muito do culips também! Muito bom de ouvir, pena que para ter acesso ao Learning Material precisa ser membro e para isso seja necessário pagar. (OK! OK! O pessoal que prepara isso também tem contas a pagar...) Mas só o áudio já vale a pena, muito gostosinho de ouvir.

    As notícias do Voice of America eu achei legal pelo fato das notícias serem faladas com 1/3 da velocidade regular (como dito na descrição do canal).

    Valeu voyeg3r, muito obrigado pelas dicas!!!

    Sergio disse...

    I have new tips to you my friend :)

    Reading one article in ....
    http://reallifebh.com/real-life-english-podcasts

    I came across with https://www.verbling.com/ one community whose goal is to establish video chats on google hangouts.

    And I think you will like this:
    http://www.davidmansaray.com/language-puzzle

    See you later :)

    tags