Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

transformando o eeepc num meeeleupc

Se, assim como eu, você tem um eeepc e gosta de modo texto e quando está no modo gráfico quer no máximo um Window Maker, experimente o meeeleupc! ;-)

Baixe o arquivo em http://www.geocities.com/meleuzord/meeeleupc.tar.gz.

Descompacte o arquivo em algum lugar, por exemplo no seu homedir:


tar xvzf meeeleupc.tar.gz

entre no diretório criado e execute o instalar como root:

cd meeeleupc
sudo ./instalar


Resumidamente o script vai fazer duas coisas:
  • configurar o EeePC para que inicie no modo texto (Multiuser Mode) com dois consoles (tty4 e 5);
  • instalar e configurar o wmaker bem bacaninha para ser utilizado no EeePC.

    Além disso, desinstala aqueles programas coreanos/chines/tailandes/xingling/etc. e instala alguns programas que eu acho importante ter (vim, nmap, netcat, lynx, irssi, etc.)

    Fiz uma comparacao usando 'df -h' para ver quanto de espaco foi consumido neste process. O EeePC 701 após um 'Restore Factory Settings' tem 1.3GB livres, após a instalacão do meeeleupc fica com 1.1GB livres.

    Após a instalacão, os arquivos podem ser encontrados em /usr/local/share/meeeleupc, inclusive um script para desabilitar o Multiuser Mode (somente texto) e voltar com a interface original.

    Eu acho que o codigo está bem simples de ler. Qualquer dúvida/sugestão/crítica será bem vinda em meleuzord arroba yahoo ponto com.

  • Nenhum comentário:

    tags