Inicialmente este blog foi criado para armazenar algumas dicas e links de UNIX/Linux, OpenVMS, linguagem C, Assembly, TCP/IP e nerdezas afins. No entanto devido ao autor ter abandonado o seu plano de ser um super hacker e dominar o mundo (devido esposa, família, filhos, trabalho), a partir de 2012 este blog tem um tipo de nerdeza mais light (Android, Linux, RetroPie (retrogames), produtividade, e por aí vai). Estas dicas raramente serão criações minhas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Modem 3G Huawei E1756 no Ubuntu

Não lembro onde peguei esse arquivo, mas foi ele que me permitiu conectar com o Vivo ZAP usando o modem Huawei E1756.

Crie o arquivo /etc/udev/rules.d/15-huawei.rules com o seguinte conteúdo.


SUBSYSTEM=="block", \
ACTION=="add", \
SYSFS{idVendor}=="12d1", \
SYSFS{idProduct}=="1446", \
OPTIONS="ignore_device"

SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idProduct}=="1446", SYSFS{idVendor}=="12d1", RUN+="/usr/sbin/usb_modeswitch"

Add-ons recomendados para firefox

Assim que instalo o firefox, instalo também os seguintes add-ons:

Readability: já comentado aqui em "tornando a leitura na web mais agradável".

DownThemAll: gerenciamento de downloads.

FlashGot: pesquisa links dentro de uma pagina e permite downloadear tudo que tem nela. Exemplo de como eu a usei, entrei numa pagina com tiras do calvin & haroldo e queria downloadear todas. Ao invés de ficar clicando nas imagens uma a uma para "Salvar imagem como...", usei o FlashGot e baixei tudo de uma vez. Lindão! :D.

Xmarks: meus bookmarks em todo firefox que uso. Me parece que o firefox 4 já tem um serviço deste tipo embutido, mas como ainda uso firefox 3 em muitos lugares, o xmarks continua sendo bastante útil para mim.

Transformando o Ubuntu num roteador WiFi (Access Point)

ATENÇÃO: O que temos aqui é uma versao enxuta do passo-a-passo que vi originalmente aqui: http://flavioschiavoni.blogspot.com/2011/01/transformando-seu-ubuntu-em-um-access.html.

Espantosamente simples e útil!


Normalmente os usuários de Ubuntu utilizam um programa chamado "nm-applet" que é o applet do network-manager. Ele costuma aparecer na bandeja do sistema.

Bem, clique nele e aparecerá a opção "Criar nova rede sem fio...."

Feito isto, aparecerá uma janela com a opção para ser colocado o nome da rede, o tipo de segurança e também a chave de segurança.

Pronto! Este tutorial pode terminar aqui.

Como esta configuração é muito complexa, aproveito para sugerir uma alteração na mesma. Se você criou esta rede é bem provável que seu computador sempre conecte-se nela pois, afinal de contas, sempre será a melhor rede para ele. Para evitar que isto aconteça, clique com o botão direito no nm-applet e aparecerá a opção "Editar conexões...".

Selecione a rede que você acabou de criar e clique no "Editar".

Se a intenção for manter esta configuração mas evitar que o computador sempre utilize-a, basta desmarcar o "Conectar automaticamente". Desta maneira ela estará sempre disponível mas só se conectará quando for necessário.

tags